#day99 out of 365plus1

Sexta feira e o telhado. Sem Lua. Não O telhado. Apenas o telhado. Sem Lua, um ou outro.
Com paragem em todas estações e apeadeiros excepto Chelas e Marvila. O comboio, dizem. Para quando paragem em Chelas e Marvila? Não de comboio, diz a voz dos altifalantes.

Comboio de perguntas que não faço e respostas que não chegam. Como poderiam chegar? Se há paragem em todas estações e apeadeiros excepto Chelas e Marvila…

Comboio de conflitos entre mim e a outra que não eu. Porque, mais uma vez, se perguntarem por mim dir-vos-ei que não estou. Esta que vos fala é outra que não eu.

Não comprei bilhete para esta viagem. Mas embarquei e deixei-me ir. Sair do comboio em andamento não é impossível, apenas não é recomendado. Mesmo quando reduz a velocidade. Nunca soube qual o destino, o maquinista não revela e a voz nos altifalantes apenas repete que este é um comboio com paragem em todas estações e apeadeiros excepto Chelas e Marvila.

Nem no telhado me sei fora do comboio. Não neste telhado. Nem tampouco n’O telhado. Chego a pensar se algum dia o comboio irá, de facto, parar. Não numa qualquer estação ou apeadeiro, excepto Chelas e Marvila porque aí não pára de todo. Mas numa gare de facto. Ponto final de linha. Já pensei em accionar o travão de emergência e forçar a paragem, com todas as consequências que implica accionar do travão de emergência. Mas penso em fazê-lo antes do descarrilamento que se adivinha, tal a velocidade e as condições da via.

E dou por mim no telhado, não n’O telhado, a ver passar os comboios e continuando a viajar no meu. Sem Lua por hoje. Sem abrandamento de velocidade. Sem coragem para accionar o travão de emergência, continuando este conflito interno entre mim e a outra que não eu, aquela que sabe que accionar o travão de emergência é a solução para evitar o descarrilamento.

Hei-de ganhar coragem para o travão. Até porque, repete a voz do altifalante, este comboio tem paragem em todas estações e apeadeiros.

Excepto Chelas e Marvila.

image

{comentários}

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.