Daily Archives: 23/10/2023

{#296.070.2023}

Dia demasiado longo que começou cedo. Uma ida à vila logo cedo para uma análise cuja recolha não consegui fazer e que terei que tentar novamente amanhã. Vacina da Gripe tomada. Regresso a casa. E a tentativa frustrada de actualizar a loja online. Outra coisa que terá que ficar para amanhã…

E dou por mim a pensar – e a perceber! – que esta cabeça já viu melhores dias. Foco e concentração são duas coisas que não consigo, de maneira nenhuma, atingir. Especialmente por ter tanta coisa às voltas na minha cabeça ao mesmo tempo. Parece um carrossel. E às vezes uma montanha russa. E eu já vi este cenário antes…e não gostei.

É possível ter uma recaída da Depressão? É. Acontece em 60% dos casos de Depressão Major. Como foi a minha…

Encolho os ombros. Também a isto hei-de sobreviver. Porque, ao contrário do que cheguei a pensar há uns anos, hoje quero (muito!) viver. Não apenas sobreviver. Já não grito por socorro como há uns anos, mas todos os sinais do retorno da Depressão estão cá.

Não choro porque não consigo. Não tenho vontade de fazer muita coisa e o que vou fazendo sou eu que me obrigo a fazer. Para me manter ocupada e, consequentemente, distraída. Desmotivada, muito. Sem muita da pouca energia que preciso para me manter activa durante o dia. Sem sentir prazer hoje com as coisas que me davam prazer antes. Como actualizar a loja online. Faço-o porque me imponho essa acção. Mas prazer, entusiasmo, ânimo para isso não há…

Das coisas que não estava à espera: sair de casa ao fim do dia e encontrá-la. E sorrir para ela porque sei que também é visível à distância de um clique. Olho-a e deixo um recado que ela tratará de entregar: vai correr tudo bem. E diria mais, mas há coisas que sei que não é preciso dizer aqui. A Lua sabe. E à distância de um clique também.

Senti a falta todo o dia. Mas à noite tive respostas à distância de um clique. Ainda numa espécie de time out que eu entendo, aceito e respeito. Mas a presença está lá, à distância de um clique. E isso é tão bom.

Lido com a recaída da Depressão ao mesmo tempo que, à distância de um clique, me acordam as borboletas na barriga que estavam adormecidas há tanto tempo… E são essas borboletas e essa presença à distância de um clique que me fazem querer tentar reorganizar a cabeça. Que me fazem querer novamente estar bem, estar melhor.

Vou respeitar o time out. Dar tempo e espaço a quem precisa de se reencontrar para poder avançar. Não interessa agora avançar para onde. O que interessa é que se reencontre. Porque, dizia-me ontem, esta história não acaba aqui.

A minha vontade neste momento? Pedir colo, pedir um abraço, roubar um beijo, provocar um sorriso cúmplice, recíproco. Dizia eu ontem que tinha perdido o sorriso…e, de facto, perdi-o. Mas decidi hoje recuperá-lo pois sei como fazê-lo ir daqui para lá: a minha Lua leva-o. Porque não sou a única a ver a Lua. E duas pessoas a 200 km uma da outra conseguem ver, ao mesmo tempo, a mesma Lua. Que olha pelos dois. Que brilha para os dois…

Sorriso reposto, dia terminado. Amanhã será melhor ou, na pior das hipóteses, igual.

GMDT e tu sabes. E a Lua também sabe e vai-to sussurrar sempre para que não te esqueças.