Sabes que estás a ser bem acompanhada quando, entre tantos outros factores, o médico que vês uma vez por ano te recebe sempre com um sorriso aberto e profundamente empático, conversa abertamente contigo, te explica tudo o que precisas de perceber, fica visivelmente muito contente ao partilhar contigo o resultado da tua última Ressonância Magnética e, antes de te entregar o relatório, sublinha vigorosamente a parte mais importante, como se de uma vitória a dois se tratasse: “ESTABILIDADE da carga lesional…”.
Que é o mesmo que dizer que, desde a Ressonância Magnética de Fevereiro de 2024, há 18 meses!, não surgiram novas lesões, sejam elas cerebrais ou medulares! E, tendo em conta que a primeira infusão da medicação só aconteceu em Setembro, durante aqueles primeiros 7 meses a navegar ao sabor do vento também não houve surgimento de novas lesões!
Sim, podemos ver tudo isto como uma vitória a dois. Dele pela decisão da medicação a fazer, minha por aceitar a medicação e acreditar que o meu Sistema Nervoso Central vai começar a deixar de ser totó.
Não estava nada confiante com o resultado. Estava nervosa, ansiosa, assustada. À distância de um clique, ele seguia comigo de mão dada como segue todos os dias. Acompanhou-me até à consulta. E foi a primeira pessoa com quem partilhei o resultado. E a reacção entusiasmada dele soube-me e fez-me tão bem!
A consulta, como desde o primeiro dia, foi tranquila. Leve. Com lugar a alguma (muita!) risota. Minha, da minha mãe que me acompanha sempre e do Dr. Miguel. Eu sei que não fui tida nem achada na selecção do médico. Mas sinto-me uma miúda cheia de sorte com o médico que me saiu na rifa!
Agora, é muito importante tratar a depressão, que ele mais uma vez percebeu que é intensa e pesada, trabalhar com a Neuropsicóloga e até com o Neuropsiquiatra para conseguir chorar!, explodir para não implodir!, e…arranjar um cão! Um cão de porte pequeno que não me atire ao chão, claro. Que me obrigue a sair de casa, que me leve a conhecer novas pessoas e que me ajude a criar uma nova rede de apoio de proximidade para substituir a que simplesmente desapareceu…
No meio do caos? Sou mesmo uma miúda de sorte!
