{#237.129.2025}

Ouvir o meu corpo. Saber ouvir o meu corpo. Que, já não me devia esquecer!, se ficar um dia parado imediatamente reclama e começa a mexer-se com mais dores, com muito maiores dificuldades numa lentidão obrigatoriamente mais acentuada. Ou, em mediquês, dá-se uma exacerbação de sintomas. E é uma treta…!

Por isso, sair de casa todos os dias um bocadinho é obrigatório. Se antes disto o fazia para desligar a cabeça depois do trabalho e mudar de chip, agora faço-o para dar uso às pernas. Trabalhar o equilíbrio, cada vez mais precário. Manter a força nas pernas. E tentar não enlouquecer com tudo isto.

Estar de férias da fisioterapia era urgente e necessário. O meu corpo pedia descanso. Fisioterapia todos os dias é importante, mas também desgastante. Mas, vejo agora, duas semanas sem exercício diário traz resultados. E não são positivos…

As dores vieram em força. Na anca e no joelho esquerdo já sei que vou ter que conviver com elas até à consulta em Outubro. Mas o pescoço e a lombar……não sei, já, o que pensar ou dizer. Só sei que doem…muito!

Quarta feira. É já depois de amanhã! É dia de regressar a Almada para a fisioterapia! Desta vez, três dias por semana porque o meu corpo não aguenta, com o calor do Verão, o desgaste do exercício acrescido do desgaste do esforço de andar na rua, mesmo em percursos que são curtos para os outros e imensos para mim. É já depois de amanhã que volto a dar uso às pernas de forma mais regular, que volto a exercitar os músculos que hoje me doem.

Estou cansada disto tudo, na verdade…mas não é possível voltar atrás no tempo e mudar o meu percurso. Dizem que tudo nos traz uma lição, um propósito. É cedo ainda para perceber o que isto me traz. Para além das dores, da falta de equilíbrio, das dificuldades crescentes, da solidão cada vez mais profunda e da depressão pesada, tudo isto ainda me vai trazer algo de positivo. Só não sei quando nem o quê…

…até lá, saio de casa todos os dias um bocadinho para dar uso às pernas e, quem sabe, mudar o chip também…

{comentários}

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.