Daily Archives: 29/10/2025

{#301.065.2025}

É ali, naquela curva que liga aquele ombro àquele braço, que se começa a sentir um incómodo mais ou menos ligeiro. O ponto crucial fica uns centímetros mais abaixo, ali na zona do músculo e tanto pode ser do lado de fora do braço como do lado de dentro. Esse é aquele sítio que eu chamo de “ponto de origem” da dor…não que me doa ao toque aí, não que tenha qualquer indicação na pele de que é ali que tem que começar a doer. Não…mas é sempre ali que o “cão morde” durante o dia inteiro, devagarinho só para não me esquecer que ali vai doer mais cedo ou mais tarde…

…como quando há um aumento da temperatura à minha volta, por muito ligeira que seja!, que faz disparar a dor intensa e excruciante. A alteração da temperatura pode ser entrar num espaço mais aquecido, ou vestir uma t-shirt cuja manga me vai aquecer aquele pedaço de pele, ou tapar-me à noite com o lençol……não é preciso aquecer muito, ou até mesmo quase nada. E o cão que morde de forma leve rapidamente crava os dentes na minha carne, no meu músculo!, e começa a queimar tudo por dentro…

Ao toque não me dói, mas é perceptível o fervor na minha pele. Mover o braço não me custa nem me dói, seja qual for a direcção em que alongo, mesmo rodar o braço é absolutamente sem dor. A tal dor do cão que me morde a carne e queima por dentro tem o seu ponto de origem bem definido, é verdade. Mas lá arranja forma de se deslocar. Para o ombro. Para a omoplata. Para a clavícula junto ao pescoço. Todos os dias dói, nunca sei exactamente qual será o próximo ponto a queimar.

Mas é ali, ligeiramente abaixo daquela curva do ombro para o braço esquerdo, que a dor começa. E não me digam para pensar nela, não há como evitar algo que dói 24 horas por dia…a única diferença é que à noite sente-se muito mais, à noite queima muito mais, à noite os músculos prendem muito mais…à noite DÓI muito mais…

…e não há fórmulas mágicas para deixar de doer…

Boa noite a quem conseguir ter uma boa noite.