{#193.173.2025}

Fadiga não é o mesmo que cansaço. É pior. Muito pior…!

Há algum tempo que tenho repetido esta premissa para mim mesma, talvez para não ser apanhada de surpresa, talvez para entender melhor o que pode ser na realidade, talvez para me preparar para a receber. Não sei…

Sei, sim, que há já alguns dias que o meu corpo sussurrava alguns sinais que eu tentei perceber mas que ainda não entendia a real magnitude da mensagem. Até que o que eu achava ser apenas cansaço me apanhou com força…

Começou a ontem. Quando colapsei em cima da cama antes das 4 da tarde para acordar depois das 10 da noite. Avisei que não iria ao Yoga e segui as recomendações do Professor Pedro: descansar!

Comi qualquer coisa lá pelas 11 da noite. Pouco depois da meia noite apaguei novamente e de forma tão rápida que a mensagem que eu estava a escrever ficou ali pendurada à espera que carregasse no botão “Enviar”…

Ainda não eram 8h da manhã quando acordei. Fui à rua beber café antes das 11h, voltei para casa bem depois do meio dia. E foi aí que percebi o que é então esse monstro chamado fadiga…

Tudo o que faço é feito com um esforço desmedido porque não há energia para nada. Até respirar fundo cansa. Mas continuo sempre a achar que eu consigo. Não sei bem o quê, mas consigo!

…só que não. Não quando a fadiga se instala desta forma logo de manhã depois de ter feito…nada! Ainda não tinha saído de casa quando a senti a instalar-se. Mas insisti na ideia de que eu consigo! Não sei bem o quê, mas consigo!

Fui beber café, despedi-me da Marli do sorriso maravilhoso, fiz questão de ir à mercearia e tive que me obrigar a ter energia para voltar para casa. Não sei como consegui, mas a verdade é que não podia ficar na rua até ter energia novamente para fazer o caminho de volta…

Fadiga é um monstro. Já sei que ainda tenho muito que aprender. E lidar com este monstro faz parte da extensa lista. O que não posso é deixar de fazer seja o que for, nem que seja só ir ao café ou à mercearia, por causa deste monstro e/ou disto que me apanhou na curva. Porque eu continuo a achar que posso ir e consigo fazer. Não sei bem o quê, mas consigo!

…só que não…!

…quem é que eu quero enganar?

{comentários}

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.