Daily Archives: 14/06/2024

{#166.201.2024}

Passava já das 20h30 quando fui ter o que eu chamo de “meu momento” na esplanada do costume. Costumava ser aquele momento de mudança de chip depois do trabalho, mas estando de baixa desde Setembro, passou a ser apenas o MEU momento.

Enquanto ainda me dirigia para a esplanada, ia com vontade de dar uso ao telefone na sua função original: telefonar a um de dois números, como costumava fazer nesse meu momento. Mas, mal me sentei na esplanada, desisti. Ou melhor, resisti. À tentação de realizar, novamente, uma tentativa de contacto unilateral. Afinal, os telefones funcionam em dois sentidos. E, nos últimos meses, se não for eu a efectuar a ligação para qualquer um desses números, o meu telefone também não toca.

Apetecia-me, aliás, PRECISAVA muito de conversar. Sobre nada em especial. Apenas conversar. Mas, lá está, os telefones funcionam em dois sentidos. E não posso ser sempre eu a fazer o esforço de comunicar.

Por isso, respeito a distância que me é apresentada e NÃO faço as ligações…

Para ocupar o tempo e depois de, esta manhã, na fisioterapia me terem apresentado duas pessoas com a mesma condição que eu (que ainda não consigo chamar aquilo que é: doença), fui conhecer melhor a página da SPEM – Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla onde já tinha passado meio na diagonal mas que hoje me aconselharam a consultar com tempo e atenção.

Já percebi que a SPEM me vai poder ajudar em muita coisa. E, estar fisicamente no mesmo espaço com alguém na mesma condição que eu, trouxe-me de volta à terra para perceber o que eu até já sabia: não estou sozinha.

Claro que quanto mais leio na página da SPEM mais me apetece chorar e menos me apetece conversar…Por isso, eu sei que há por aí mensagens por ler e responder, mas hoje não consigo.

Sei que tenho um longo caminho a percorrer. E sei que a SPEM vai ser importante. Mas, mesmo seguindo todos os protocolos e procedimentos que necessito seguir, “I’ll Do It My Way“. Como sempre fiz, aliás…