Daily Archives: 17/05/2025

{#137.229.2025}

Serviço de Neuroradiologia, aquele sítio que define o início do bunker e que, na sala de espera, meio metro mais ao lado já não há rede. De dados móveis, de telemóvel, nada passa por aquelas paredes forradas de chumbo.

Já pela porta, passo eu. E continuarei a passar recorrentemente. 1 ou 2 vezes por ano. Não interessa. Se é para ir, vou!

E hoje foi dia de pedir ao meu Cérebro o melhor sorriso que, a um Sábado de Sol e calor, podia dar para tirar umas quantas fotos. E, a julgar pelos disparos da máquina, foram muitas!

Não tenho problema nenhum, nunca tive!, em ficar deitada e quieta dentro daquela máquina, com aquilo a que chamam Gaiola a prender-me a cabeça para só conseguir mexer os olhinhos. Mas entendo perfeitamente quem se sente mal ali, quem se sente preso, quem é claustrofóbico. E os disparos da própria máquina deixam qualquer pessoa desconfortável. Aqueles que chegam por baixo da marquesa? Até a mim incomodaram.

O exame devia ter demorado 45 minutos. Demorou quase 2 horas… A certa altura, a técnica começou a visitar-me: “D. Catarina, mexeu-se. Temos imagens tremidas…” e passado um pouco “D. Catarina, está a mexer-se! Não se mexa!” e novamente “D. Catarina, já temos mais de 30 minutos de imagens tremidas! Não pode ser! Vamos ter que repetir! Não se mexa! Estamos quase a terminar!” e eu a pensar “eu, a mexer-me? Só se for os olhinhos!”

Percebemos entretanto que eu me mexia, sim!, quando estava a………respirar! “Faça respirações mais curtas!” e assim teve que ser. E eu a precisar TANTO de respirar fundo e encher os pulmões! E não podia…

Já conhecia o “Não se mexa! Não respire!” imediatamente seguido de “Pode respirar!”. Mas não conseguir fazer uma Ressonância Magnética Craneo Encefálica em 45 minutos porque estou a respirar? Now that’s a first…

Mas está feito! E é o que importa!