Daily Archives: 28/05/2025

{#148.218.2025}

Tenho falado aqui algumas (poucas!) vezes sobre superação. Que é esse o objectivo que tracei para mim. Superar-me a mim mesma. Condicionada por um diagnóstico que eu não procurei mas que me encontrou e veio para ficar. Mas eu quero muito mais do que a previsão agreste e agressiva de uma doença neuro-degenerativa progressiva, com tratamento mas sem cura, um tratamento que existe mas que apenas vai tentar travar a progressão, não vai trazer melhoras, muito menos regressão das dificuldades que já tenho.
Quero mais. E quero melhor. Muito melhor! Quero superar essas dificuldades. Ir mais longe do que o diagnóstico me diz que posso ou que consigo. No fundo, o que quero é simplesmente superar-me!

A superação exige trabalho. Muito trabalho. Muito foco. Muita força de vontade para não desistir, porque os dias difíceis são mais do que os outros. E quando são difíceis são MUITO difíceis. Que ninguém duvide disso.

Mas há uma coisa que eu não duvido: estou muito bem acompanhada. Seja com o Yoga com o Professor Pedro, com a Fisioterapia com o Fisioterapeuta Zé da MoveClinics em Almada, seja com a presença dele à distância de um clique a 135km daqui.

Superação. É esse o meu objectivo. Superar-me a mim mesma. Posso chegar a casa de rastos depois de uma manhã na Fisioterapia e do Yoga ao fim do dia. Mas, seja num lado ou no outro, tenho muito orgulho do que já alcancei depois de 2 anos consistentes de Yoga e de 1 ano de trabalho diário na Fisioterapia.

E tenho um brilho e um sorriso especiais e diferentes por ter, praticamente há 2 anos, do meu lado alguém que cedo me pegou pela mão e me disse, ainda antes da confirmação do diagnóstico, que o caminho seria sempre feito a dois, de mão dada e que quando me fosse difícil caminhar me levaria ao colo.

Sou muito grata a este trio que me acompanha: o Pedro, o Zé e ele. Porque desde cedo viram em mim muito mais do que eu mesma via. Porque me desafiam todos os dias a ir um bocadinho mais à frente. Porque, mesmo sem nenhum deles saber, me inspiraram a traçar este objectivo para mim mesma: a superação!

É um dia de cada vez. Eu sei disso. Não sei se sou forte ou com garra como a Susana diz que sou. Mas quero mais!