A fisioterapeuta já me tinha dito: “o calor é o maior inimigo do que tu tens”.
O médico especialista já me tinha dito: “não, o maior inimigo é mesmo a doença, mas o calor de facto exacerba os sintomas, até mesmo os que estão adormecidos”.
E hoje confirmei que o calor não é para mim.
Nunca me dei muito bem com ele, costumo dizer que temperaturas acima dos 27• deviam ser inconstitucionais e, depois de hoje, prefiro mesmo passar o Verão dentro de casa. Ou, se por acaso tiver que sair (e vou ter que sair!), vestir saias, calções ou calças curtas e frescas. Sarja como hoje? Eh pah, não, obrigada!
Fui “só ali“, de um edifício ao outro que fica exactamente ao lado. Mas, claro, fui à torreira do Sol porque, ali, não há uma única sombra. E, se fui, também tive que voltar. Novamente à torreira do Sol. E, no regresso, já muitas dores e a dúvida se conseguiria ou não chegar ao destino. Claro que tinha que voltar, não podia ficar ali perdida no meio do caminho, à torreira do Sol, porque o destino era “já ali“. Mas as dores…o calor a fazer aumentar as dores…e eu a pensar que não ia conseguir chegar ao “já ali“.
No total, entre o ir “só ali” e o voltar ao “já ali” foram 1.500 metros. Um kilometro e meio. 750 metros para cada lado. O que não é nada. Porque, de facto, o tal edifício ao lado daquele onde está, é já ali. Já tinha feito este caminho antes. Com Sol, com chuva. Nunca me custou. Até hoje…
O que sei é que, a esta hora que já passa das 23h30, ainda não aguento as dores que tenho nas pernas. E já cheguei a casa às 15h30, já despi aquelas calças que só voltarei a vestir lá para Outubro, vesti os calções, estiquei as pernas no sofá, já fui ao banho e pus água fria nas pernas e continuam a doer. Muito. Faz parte do que me apanhou na curva e que com o calor, pelos vistos, agrava… Vivendo e aprendendo.
Decididamente, o Verão não é para mim…
Agora, antes de dormir e para aliviar as dores, vou recorrer ao Yoga. Viparita Karani ou pernas para cima encostadas à parede. E, diz-me a experiência, ajuda MUITO.
Mas, daqui para a frente, só aceito vestidos, saias, calções ou calças curtas. As dores? Quem quiser que as leve, porque nem à base de comprimidos as dores passam…e eu já estou farta disto. Só não tenho é como escapar…
